A endoscopia é amplamente utilizada no que diz respeito ao tratamento de hérnias de disco e estenose na coluna vertebral.
A endoscopia, além de ser uma intervenção cirúrgica minimamente invasiva, o uso de uma câmera de alta resolução em conjunto com o monitor e pinças especiais, permitem que o especialista em coluna obtenha resultados positivos e significativos para a qualidade de vida do paciente, uma vez que a pequena incisão (menos de 1 cm) faz com que a recuperação seja mais rápida e segura.
Como funciona?
O uso da técnica da endoscopia de coluna se dá através do uso de uma pequena câmera e pequenos instrumentos cirúrgicos (para inserirmos a cânula no local correto antes de entrar com o endoscópio, permite a visualização das estruturas anatômicas com alta precisão e com muito menos sangramento do que a cirurgia convencional, pois há a infusão contínua de soro fisiológico pela cânula.
Em grande parte dos casos, é realizada uma incisão mínima (cerca de 8 milímetros) na coluna do paciente, com o mesmo sob anestesia geral ou sedação.
Através da endoscopia de coluna, pode-se realizar a discectomia (retirada da hérnia de disco) de forma muito menos invasiva do que a cirurgia aberta convencional. Além da remoção da hérnia, a endoscopia de coluna permite excelente descompressão das raízes nervosas.
Como funciona o período pós-cirúrgico?
A primeira grande vantagem da endoscopia de coluna é a alta precoce. Normalmente os pacientes são liberados para casa no mesmo dia do procedimento. Após a cirurgia de endoscopia de coluna, é indicado que o paciente realize terapias manuais e exercícios de fortalecimento através da fisioterapia. Esta técnica auxilia o indivíduo a recuperar sua musculatura, ter uma melhor consciência corporal e trabalhar sua postura, a fim de evitar novos problemas na coluna e novas hérnias de disco.
A Cirurgia Endoscópica da Coluna é considerada uma forma avançada e de ponta no tratamento de hérnias de disco e compressões neurológicas na coluna, projetada para fornecer ao paciente um tempo de recuperação mais rápido e menos doloroso do que os métodos tradicionais de cirurgia da coluna vertebral. A Endoscopia da Coluna também pode ajudar a preservar a amplitude normal de movimentos da coluna no pós-operatório.
Cirurgia Endoscópica da Coluna X Cirurgia Tradicional de Coluna
A Cirurgia Endoscópica da Coluna não deve ser confundida com procedimentos tradicionais, como microdiscectomias e discectomias. A endoscopia é realizada de maneira diferente, oferecendo aos pacientes muitos benefícios em potencial, incluindo:
- Mínima lesão de tecidos moles (pele, músculo e ligamentos);
- Pode ser realizada com anestesia local e o paciente permanece acordado conversando com o cirurgião;
- Mínima perda de sangue;
- Menor desconforto e dor pós-operatório;
- Permite que muitos pacientes possam ir pra casa no mesmo dia do procedimento;
- Não causa instabilidade da coluna, evitando assim a artrodese e uso de parafusos;
- Recuperação curta e retorno rápido ao trabalho.
No entanto, a Endoscopia pode não ser apropriada para todas as indicações de cirurgia da coluna vertebral, como escoliose, instabilidade da coluna vertebral, câncer ou trauma. Nesses tipos de casos, o cirurgião pode recomendar um procedimento tradicional de coluna aberta ou minimamente invasiva.
Benefícios x Riscos da Endoscopia da Coluna
Como acontece com qualquer tipo de cirurgia da coluna, incluindo endoscópica, sempre há benefícios e riscos associados à cirurgia. Por isso, é importante que você e seu cirurgião de coluna vertebral conversem sobre os potenciais benefícios e riscos relacionados ao tratamento endoscópio de seu transtorno espinhal.
Benefícios potenciais: Pequenas incisões (0,5-1,0 cm) e direcionamento direto ao local cirúrgico significam menos traumas na pele, músculos e tecidos moles, resultando em menor perda de sangue e uma recuperação mais breve. Além disso, a maioria dos procedimentos de endoscopia pode ser concluída em até uma/duas horas, permitindo que o paciente fique de pé e tenha alta hospitalar após algumas horas da cirurgia.
Riscos Potenciais: A Cirurgia Endoscópica é uma técnica cirúrgica altamente especializada ainda pouco difundida. Como tal, relativamente poucos cirurgiões de coluna executam essa técnica com regularidade para serem proficientes. Geralmente, a cirurgia endoscópica da coluna não é adequada para casos de instabilidade espinhal clara, correção de deformidades (escolioses, hipercifoses, entre outras) e traumas.
