Artrodese anterior (ALIF) é uma cirurgia da coluna vertebral que acessa a coluna a partir da frente do corpo para remover o disco, ou a partir de material ósseo entre duas vértebras adjacentes lombares. O procedimento pode ser realizado tanto por via aberta quanto por técnicas minimamente invasivas.
Artrodese anterior (ALIF) é uma cirurgia da coluna vertebral cujo acesso se dá pela parte frontal (anterior) do corpo, para remover a totalidade ou parte de um disco herniado entre duas vértebras adjacentes, seguida de fusão, utilizando substituto de enxerto ósseo. O OLIF e XLIF são acessos com a finalidade semelhante que se dão pela lateral da coluna (flanco).
O enxerto funciona como um meio de ligação e também ajuda a manter a altura normal do disco – com o processo de cura, o osso e o enxerto ósseo vertebral podem crescer juntos e estabilizar a coluna. A instrumentação parafusada pode ser usada para criar um suporte para a estrutura vertebral durante o processo de cicatrização.
Uma ALIF pode ser feita sozinha ou em conjunto com outra técnica de fusão espinhal, a depender da experiência do seu cirurgião. Por favor, discuta as opções de fusão com o seu médico.
Por que eu preciso deste procedimento?
Há uma série de razões pelas quais o seu cirurgião pode recomendar a fusão espinhal. Este procedimento é frequentemente utilizado para tratar:
- Uma ou mais vértebras fraturadas
- Espondilolistese (deslizamento de um osso vertebral sobre o outro)
- Curvaturas anormais da coluna vertebral, como a escoliose ou a cifose
- Discos degenerados ou salientes (” almofadas ” cartilaginosas entre as vértebras)
- Instabilidade da coluna vertebral (movimento anormal ou excessivo entre duas ou mais vértebras)
Como uma ALIF é realizada?
O paciente é posicionado sobre as suas costas e sedado, sob anestesia geral. O cirurgião, a seguir:
-Faz uma incisão no abdome e retrai os músculos, órgãos e estruturas vasculares – inclusive grandes vasos sanguíneos, como a artéria aorta e a veia cava – para uma visão clara da parte anterior da coluna vertebral e da via de acesso às vértebras, essa parte do procedimento pode ser realizada eventualmente com auxilio de um cirurgião vascular.
-Remove todo ou parte do(s) disco(s) degenerado(s) a partir do espaço ocupado pelo disco afetado e insere enxerto ósseo ou substituto de enxerto ósseo para dentro do espaço de disco entre os corpos vertebrais, para suporte e promoção do crescimento ósseo;
– Retorna os órgãos abdominais, vasos sanguíneos e músculos para o seu lugar normal, fechando a incisão a seguir.
Cirurgiões normalmente executam uma ALIF como um procedimento tradicional, aberto, como descrito acima. No entanto, uma outra opção é acessar a coluna através de tecnologias minimamente invasivas, que permitem que os cirurgiões acessem as vértebras afetadas através de pequenas incisões e túneis intramusculares criados para acomodar orientação, iluminação e instrumentos cirúrgicos especiais.
Quanto tempo será necessário para minha recuperação?
O período de recuperação de um processo de fusão espinhal, como ocorre em uma ALIF, vai variar de acordo com o procedimento realizado e a capacidade do seu corpo em curar e firmemente fundir as vértebras.
Os pacientes normalmente ficam no hospital por de 2-5 dias, sendo necessário um período mais longo para as cirurgias mais extensas, o que pode também incluir um período de tempo em reabilitação. Seu cirurgião irá prescrever medicação para dor conforme o necessário e poderá recomendar uma cinta e acompanhamento fisioterápico.
O período de tempo em que você permanecerá fora do trabalho vai depender de uma série de fatores: o tipo de procedimento e abordagem da sua coluna, o tamanho de sua incisão, e se você experimentou algum dano tecidual significativo ou apresentou complicações. Outra consideração diz respeito ao tipo de trabalho que você pretende voltar a executar. Você deve esperar uma licença médica de 3 a 6 semanas, mas muitas inovações e avanços têm sido alcançados nos últimos anos, que permitem a melhoria das taxas de fusão, menor tempo de internação e um período de recuperação mais ativo e rápido .
Existem potenciais riscos ou complicações ?
Os resultados são específicos para cada paciente e podem variar. Complicações como infecção, danos aos nervos, coágulos de sangue, perda de sangue e problemas do intestino e da bexiga, juntamente com as complicações decorrentes da anestesia, são alguns dos riscos potenciais da cirurgia da coluna vertebral. Um risco inerente à fusão vertebral é a falha do enxerto ósseo, o que pode requerer cirurgia adicional.
